Definição do Negócio: o que exatamente você quer oferecer ao mercado?

Por Sandra Tornieri (*)


Seguindo na Jornada Empreendedora, depois de ter passado pela etapa da Geração de Ideias de Negócio, que foi essencial para ter ideias de novos negócios, agora é preciso definir exatamente o que irá oferecer ao mercado, para isso convido você a percorrer a Etapa 3 - Definição do Negócio.



Para quem possui muitas ideias de negócio e ainda está em dúvida sugiro utilizar a ferramenta Funil de Ideias, disponível na área de membros da CONECTAR Clientes.


Mesmo depois de definir o que irá oferecer será necessário detalhar melhor como será o seu negócio e principalmente para quem irá oferecer. Tenho utilizado a metodologia Design Thinking, proposta pelo autor Tim Brown (2017) que possui 5 fases:

1. Empatia. Quais são as dores e demandas do seu público alvo e mais precisamente do seu cliente ideal (persona)?

2. Definição. O que é seu negócio e qual solução irá oferecer?

3. Idealização. Quais são as etapas do seu atendimento ou da produção do seu produto?

4. Prototipação. Qual é a menor viabilidade do seu produto ou serviço (MVP)?

5. Testagem. O que os clientes acharam do seu produto ou serviço?


Apresento cada uma dessas fases no capítulo 9 - Carreira Empreendedora, do livro Carreira em Foco: do primeiro emprego ao empreendedorismo singular. Esse também é o método que utilizo na mentoria da Jornada Empreendedora.


Para facilitar a vida de quem quer passar pela Jornada Empreendedora também disponibilizo os templates e ferramentas para cada fase.


Ao passar pelas 5 fases você terá testado seu produto ou serviço na menor escala possível, para poder perceber erros de modo mais rápido e consertá-los com a mesma agilidade.